Análise dos Dados

Aqui se apresentam registro, tabulação e análise de dados do estudo de caso da Cooperativa COOPERTTRANSP, realizados por ficha-diagnóstico Swot, entrevista semiestruturada e questionário aplicado aos associados/cooperados da empresa foco deste trabalho. Tais instrumentos geraram gráficos que substanciaram a análise quantitativa dos dados. A análise qualitativa segue a percepção do grupo sobre as informações levantadas, durante as visitas técnicas, e as informações apresentadas nos gráficos abaixo.
Em entrevista semiestruturada aplicada ao diretor presidente Sr. Giovanni Ferreira Moreira, em pesquisa de campo na Cooperativa COOPERTTRANSP, em 30 março de 2011, a fim de auxiliar na organização da situação financeira da Cooperativa de Turismo e Transportes de Passageiros COOPERTTRANSP, pondo em prática, dentro da organização, os conhecimentos adquiridos no curso de Gestão Financeira, para que ela possa atingir seus objetivos financeiros e sustentar-se economicamente, verificou-se que a ideia de formar a COOPERTTRANSP surgiu por meio do transporte realizado de maneira informal no campus UFMG - Pampulha.
Há 9 (nove) meses neste mercado com 22 (vinte e dois) associados e algumas concorrentes como a Cooperativa de Transportes Escolares e Viagens (COOPERVIP), a Cooperativa de Serviços Autônomos (COOPCAR), a Cooperativa dos Servidores Autônomos de Minas (COPERMINAS), Cooperativa Agropecuária Mista Terra nova Ltda. (COOPERNOVA), Cooperativa dos Profissionais da Área da Saúde (COOPSERV) e a Cooperativa de Transportes de Carga e Passageiros (COOPERINTER), dentre os quais três foram selecionados para análise, devido à localização e por realizarem trabalhos para o mesmo público. Em especial, a COOPERVIP, por fazer parte deste mercado de transporte há apenas 03 (três) anos.
No que tange ao futuro da COOPERTTRANSP, a cooperativa pretende atingir todo o mercado de trabalho que necessita de transporte de passageiros como empresas, governo e universidades, apostando em serviços diferenciados pela qualidade, conforto, segurança e pontualidade.
Ao trabalhar a capacitação e o desenvolvimento dos associados (cooperados), a COOPERTTRANSP filiou-se ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo de Minas Gerais (OCENG-CESCOOP MG), à Secretaria Municipal de Transporte (SETRAN) e à Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de Minas Gerais (FETRANSCOP). Como benefícios oferecem aos associados/cooperados apoio jurídico, plano de saúde, desconto de 50% na vistoria do veículo, mas não oferece participação nos lucros.
Segundo o diretor presidente, a COOPERTTRANSP possui amparo legal, mas as leis e regulamentações do governo não dão amparo total à COOPERTTRANSP. Para ele, com vans e ônibus a cooperativa tem cobertura do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) dentro do estado de Minas Gerais. Quanto ao serviço fora do estado para vans e ônibus e o trabalho com veículos particulares até oito lugares procura junto aos órgãos de transportes, a regulamentação.
Giovanni Ferreira afirma, ainda, que a localização da COOPERTTRANSP não é necessariamente um fator positivo para o serviço oferecido, precisam de um ponto para escritório e investir em publicidade.
 Análises Swot da COOPERTTRANSP
Para análise da Cooperativa COOPERTTRANSP foi utilizado a Análise SWOT (SOARES; MOREIRA, 2008), por ser uma ferramenta simples utilizada para análise de ambiente e usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, foi utilizada aqui para análise do cenário e ferramenta de gestão da COOPERTTRANSP.
Se a análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em que se encontra, ao usá-la para verificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da COOPERTTRANSP, foi Complementada com um quadro de identificação de impacto que tais fatores têm na cooperativa em estudo e qual a tendência (melhorar, manter e piorar) futura que estes fatores têm no negócio.
Assim, a matriz SWOT foi utilizada entre o diagnóstico, a formulação estratégica e a aplicação no processo de planejamento e pode representar um impulso para a mudança cultural da organização (SOARES; MOREIRA, 2008).
Para as análises foram utilizados três (3) concorrentes diretos que estão no mercado há mais tempo, trabalham com diversidade maior de frota de veículos e que se utilizam de estratégia de marketing, conforme se vê a seguir.


Avaliar o ambiente de concorrência das empresas passou a ser fator um primordial para se determinar o sucesso ou fracasso. Se “a estratégia competitiva é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência e se a estratégia competitiva visa a estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria” (PORTER, 1990, p.01), toda empresa está inserida num ambiente composto por um conjunto de forças competitivas que determinam o seu nível de retomo ou rentabilidade, sendo que a intensidade dessas forças varia de negócio para negócio.
Nesse sentido, a COOPERTTRANSP seguir trabalhando para garantir oportunidades para seus cooperados, utilizando contratos com empresas para as quais presta serviços, como é o caso da UFMG. Isto deve ocorrer com todos os clientes como é o caso de alguns clientes das redes hoteleiras, possibilitando aos cooperados garantia de serviços prestados.
Como argumenta Kotler (2006), a empresa desenvolve uma oferta ao mercado-alvo com o qual escolheu trabalhar. Com o objetivo de suprir a demanda por transporte escolar em Contagem, Belo Horizonte e regiões e por transporte turístico em Minas Gerais, principalmente em cidades histórias, no intuito de “fidelizar” os clientes que têm maior utilização destes serviços, percebe-se que a cooperativa oferece aos usuários segurança, conforto e pontualidade, elementos, hoje, muito valorizados, porém existe a nescessidade de ampliação de frota, troca de veículos, quando de sua depreciação, para realmente seguir com a qualidade oferecida e melhor suprir a demanda pelo serviço, fazendo frente à concorrência.
Para o transporte escolar a cooperativa utiliza 22 (vinte e dois) veículos com capacidade para atendimento a 16 lugares, oferece qualidade, conforto, segurança e pontualidade. Realiza contrato de atendimento, principalmente com os alunos da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, que são maioria do público atendido. Este contrato define o período de utilização do serviço, o que possibilita que a cooperativa efetive e controle o atendimento, programando novos cadastros, ou seja, possa planejar o atendimento antecipado, captando novos clientes.
Segundo dados coletados, a COOPERTTRANSP promove a integração, o desenvolvimento, nos moldes da Legislação Cooperativista, aos seus 22 (vinte e dois) cooperados/associados.
Como se detectou pela análise, a partir da matriz Swot (SOARES; MOREIRA, 2008), apresentada acima, os concorrentes possuem diversidade maior de veículos a exemplo de ônibus para atendimento. Possuem, também, mais tempo neste mercado de transporte, em contraste com a situação da COOPERTTRANSP que está há apenas 9 (nove) meses neste ramo de negócio.
Diante disso, sugere-se que se promova a divulgação da COOPERTTRANSP com panfletos, cartazes em locais de boa visibilidade, montagem e divulgação de um blog da empresa, a utilização de e-mail como mala-direta, bem como oferecimento de benefícios por meio de parcerias, como: convênios com farmácias, pacotes de lazer, aperfeiçoamento de convênios com postos de gasolina que ofereçam descontos ou possibilidade de pagamento, em longo prazo, como vantagens aos novos associados.
Atualmente o meio de divulgação dos trabalhos acontece somente por panfletos entregues aos clientes usuários do serviço e em alguns postos comerciais próximos da cooperativa. Para um melhor atendimento e uma fixação neste mercado é necessário que a COOPERTTRANSP desenvolva ações pró-ativas no ambiente externo, ou seja, utilização de marketing (propagandas de divulgação na mídia), ampliação do cadastro de cooperados/associados, redução de custos, já que foram observados altos gastos, principalmente com material de copiadoras e papelarias, como informa planilha de dados financeiros da COOPERTTRANSP (cf.: QUADRO 1; TAB. 3).
4.1.2 Forças Competitivas de uma Empresa
Se uma empresa deve desenvolver uma oferta ao mercado-alvo com o qual escolheu trabalhar (KOTLER, 2006), a COOPERTTRANSP, com o objetivo de suprir a demanda por transporte escolar e de turismo, ao oferecer maior segurança aos usuários (alunos da UFMG e turistas), atua indiretamente na melhoria no trânsito interno e externo, uma vez que prestando um serviço de qualidade, pontualidade e conforto, seu usuário deixa o carro em casa.
Além disso, outra força competitiva, nos termos de Kotler, apurada no negócio ora analisado, é o desenvolvimento da integração, da defesa dos interesses de seus cooperados e da prestação de serviço, nos moldes da Legislação Cooperativista. Como vimos anteriormente, isso deverá ser realizado com parcerias com empresas que possibilitem desconto em abastecimento, em compras de produtos farmacêuticos e medicamentos, pacotes de lazer, pagamento em longo prazo, e outros atrativos aos novos associados.
 Entrantes Potenciais
No que se refere aos entrantes (PORTER, 1980), ou seja, aos novos concorrentes de determinado ramo de atividade, a COOPERTTRANSP divide o mercado com concorrentes similares, porém seu fator em potencial é o atendimento de várias áreas, oferecendo aos usuários segurança, conforto e pontualidade, elementos, hoje, muito valorizados. Além disso, há o foco na prestação de serviço de transporte para eventos culturais, especiais e religiosos, shows, festas, convenções, jogos de futebol, casamentos, excursões, transportes empresarias, receptivo em aeroporto, rede hoteleira e clientes turísticos em todo o estado de Minas Gerais, o que mantém a COOPERTTRANSP em um nível de competição confortável frente à concorrência. Diante disso, sugere-se a não acomodação a este panorama positivo e, portanto, faz-se necessário reduzir custos de serviços, aumentar o número de associados/cooperados e divulgar os serviços prestados com maior eficiência, deixando claras suas características de diferenciação.
 Fornecedores
A força competitiva da COOPERTTRANSP é caracterizada pelo poder de negociação com os fornecedores de combustível, peças automotivas sobre as empresas do um ramo deste negócio. Porém, por se tratar de uma cooperativa, ela possui vários cooperados, o que permite melhor poder de barganha nas negociações de custo de produtos. Nesse sentido, também podem ser oferecidos melhores preços aos seus usuários. Portanto, os preços praticados não são um fator negativo para a COOPERTTRANSP, já que ela pratica preços similares aos dos concorrentes.
Dessa forma, por meio de negociação com fornecedores de combustível e peças automotivas, a COOPERTTRANSP poderá repassar possíveis descontos alcançados na negociação aos preços praticados.
Entretanto, para geração de maior margem de lucro, os preços praticados devem e podem ser aumentados, mas de forma que não superem valores cobrados pela concorrência, sendo a COOPERTTRANSP um novo entrante no mercado de transporte de passageiros e turísticos.


 Cliente / Usuários
Por possuir contrato de prestação de serviços com a UFMG, a cooperativa direciona seu atendimento a este seguimento, mantendo pontualidade, segurança e favorecendo o não congestionamento na área no campus e diminuindo, assim, os agentes poluidores lançados ao meio ambiente. Portanto, sugere-se que este cliente seja fidelizado e, por meio de material de divulgação dos serviços prestados, seja incrementada a captação de usuários, já que a COOPERTTRANSP possui atendimento de qualidade, junto ao público já cadastrato.
 Substitutos
As cooperativas que oferecerem o mesmo tipo de serviço no seguimento são caracterizadas por substitutos (TAVARES, 2007) e a COOPERTTRANSP abraçou este seguimento por ter conhecimento e experiência com o transporte de passageiros. Assim, se a COOPERTTRANSP trabalha para garantir oportunidades para seus cooperados com maiores garantias, utilizando contratos com diversas empresas para as quais presta serviços, como citado anteriormente, sugere-seque a frota seja aumentada para oferecer servido a um público maior e efetivar-se neste mercado de transporte, garantindo, também, valores cobrados mais atrativos ou no mesmo nível dos concorrentes. Isso para fazer com que, nos termos de Tavares, o “comprador” do serviço de transporte consuma o produto substituto - a COOPERTTRANSP - e não os atuais - a concorrência.
 Analisando demais Resultados
Em questionário aplicado aos cooperados da COOPERTTRANSP, em pesquisa de campo realizada aos 30 março de 2011, a fim de estudar a estrutura e formação legal da Cooperativa de Turismo e Transportes de Passageiros COOPERTTRANSP e oferecer-lhe suporte em suas atividades de administração de recursos, apurou-se, do universo pesquisado, a classificação demográfica por idade dos associados cooperados, conforme abaixo:

Veja-se que, do universo pesquisado, constatou-se que a maioria dos associados/cooperados da Cooperativa COOPERTTRANSP está acima de 30 anos.
Do campo pesquisado prevalece o sexo masculino com 87% e 13% do sexo feminino. 
Diante disso, sugere-se que seja trabalhada também a capitação do público feminino, já que pouco a pouco as mulheres vão ampliando seu espaço na economia nacional, ao longo dos últimos anos, com crescimento significativo no mercado de trabalho (FOLHA, 2010). Nesse sentido a COOPERTTRANSP aumenta o faturamento mensal das mensalidades, melhorando a entrada de Ativos Circulantes, possibilitando cumprir com as obrigações de todo o Passivo Circulante, ou seja, entrada de dinheiro para pagamento de despesas mensais, reforçando a situação saudável da organização e sua capacidade de financiar o ciclo operacional ou a movimentação mensal de pagamentos.
Na questão importância de filiação, os itens mais valorizados com 75% das respostas - foram os benefícios e o amparo legal que a COOPERTTRANSP proporciona aos seus associados/cooperados. Veja-se:

Se a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação existencial, voltada ao bem estar do trabalhador na execução de sua tarefa (RODRIGUES, 1994), vale ressaltar que quanto mais a COOPERTTRANSP oferecer aos associados benefícios melhor o resultado final de suas ações e satisfação no atendimento, dado que o trabalhador avalia “segurança” e “benefícios” como pontos importantes para um trabalo de qualidade.
Quando se perguntou a respeito de serviço agregado, ou seja, sobre a possibilidade da cooperativa oferecer outros serviços diferenciados aos associados/cooperados, o item “desconto em combustível” foi o mais solicitado, conforme gráfico a seguir.

Diante disso, o serviço oferecido pela COOPERTTRANSP deve ser ampliado por meio de melhoria nas parcerias com fornecedores de combustível.
Os dados consolidados no GRAF. 5 apresentam um bom índice de satisfação com o atendimento da cooperativa: 62% acreditam que este atendimento é ótimo, 25% informaram que é bom, e apenas 13% disseram que o atendimento é regular
Se os fatores que influem sobre a motivação humana são trabalho e integração em grupo, reconhecimento e segurança (MATOS, 1997), a satisfação das necessidades dos associados deve ser amplamente considerada com benefícios agregados ao trabalho. Ainda que seja uma pequena porcentagem, há que se buscar mudar a opinião desses 13% para que também estejam satisfeitos com o atendimento oferecido pela cooperativa e possam colaborar, indicando pessoas para adesão e aumentando, assim, a movimentação financeira mensal da COOPERTTRANSP. Isso proporciona possibilidades da cooperativa, aumento dos ativos e melhor gestão dos passivos mensais.
Quando questionados quanto ao tipo de atendimento oferecido aos associados/cooperados (cf.: GRAF. 6), o item “satisfatório” atingiu melhor posicionamento, porém o item “tendência a melhorias” deve ser levado em conta e merece avaliações futuras.


Ao serem questionados quanto a sugestões de melhorias, os associados selecionaram prioridades, entre elas, plano de saúde, crachá, uniformes, entre outros itens, como segue no GRAF. 7.

 
No cotidiano do trabalho, as organizações devem garantir a moral dos funcionários e aumentar o bem-estar dos que trabalham, visando maior produtividade (CHIAVENATTO, 1990). Diante disso, sugere-se que sejam adicionados aos associados os benefícios sugeridos, como fonte de melhorias na relação associado e cooperativa. Além disso, estes benefícios podem servir de atrativo para a captação de novos associados, incrementando, assim, o ativo da cooperativa e facilitando o desenvolver das atividades operacionais relacionadas aos passivos, ou seja, dando possibilidade de pagamentos das dívidas mensais e melhorando o Balanço Patrimonial.
Quanto ao fator localização, para 87% dos associados, a cooperativa é de fácil acesso e 13% avalia como indiferente este fator para a realização dos trabalhos. Veja-se abaixo:


 
Os dados captados na pesquisa realizada com os associados demonstram que a localização é favorável aos trabalhos realizados, porém não confirmam a opinião do senhor Giovanni Ferreira que acredita que o fator localização da COOPERTTRANSP não é um fator positivo para o serviço oferecido. Porém, a influência deste fator é pequena para os usuários associados, já que a maior parte do período de trabalho é dedicada às atividades externas, ou seja, realizado como trabalho de transporte de passageiros. Dentro deste contexto, não existe necessidade de investimentos para modificar a localização da COOPERTTRANSP.
Sobre capacitação, este dado ocupou um alto índice de prioridades entre os associados/cooperados - 87%. Apenas 13% disseram que a capacitação é pouco importe diante dos trabalhos da cooperativa.

  
Evidentemente, trata-se de opinião de leigo, pois a capacitação, o treinamento pode, além de motivar o colaborador em relação a desenvolver novos hábitos, aptidões no trabalho, posturas diferenciadas em relação ao mercado como também é apoio crucial para o sucesso da empresa.
Portanto, para trabalhar a capacitação e o desenvolvimento dos associados (cooperados), a cooperativa COOPERTTRANSP afiliou-se à Consultoria de Cooperativas - OCENG-CESCOOP MG, que realiza lista diversificada de cursos ao longo do ano junto aos cooperados. Isso é fator a ser mantido, já que, além de contribuir para o aprimoramento, é uma das parcerias que não gera qualquer custo à COOPERTTRANSP.
Quando questionados sobre a questão da Contribuição, ou seja, dos valores da mensalidade, 63% responderam que estão em níveis aceitáveis e 37% responderam que o valor é baixo/muito bom.


 
Diante disso, sugere que se trabalhe a possibilidade de um pequeno aumento do valor das mensalidades e a captação de novos associados para a cooperativa, como descrito anteriormente isto vai elevar a participação dos ativos circulantes. Sempre lembrando que o passivo, ou seja, as contas a serem pagas pela cooperativa superam os ativos, ou seja, a entrada de capital líquido, com isto pode assim, melhorar o desenvolvimento do processo operacional da COOPERTTRANSP.
É importante salientar que, do universo pesquisado, 87% responderam que indicariam a COOPERTTRANSP a novos sócios. Apenas 13% não a indicariam.

Empregados que possuem vida familiar insatisfatória obtêm satisfação de muitas de suas necessidades, principalmente as sociais, no entorno do seu trabalho (RODRIGUES, 1994). Assim, quanto maior a satisfação com suas atividades desenvolvidas no trabalho maior a satisfação com a empresa na qual ele é realizado.
Diante disso, afirma-se a necessidade de melhorias informada no GRAF.5 (satisfação com o atendimento), quanto ao aumento das mensalidades como forma de melhoria do ativo. Esta ação é possível de ser plenamente realizada e possui grande condição de aceitação, já que grande maioria de associados pesquisados estão satisfeitos com a COOPERTTRANSP e a indicariam à adesão de novos associados.          
 Análises Financeiras
Em Planilha de Dados Financeiros aplicada à Cooperativa de Turismo e Transportes de Passageiros COOPERTTRANSP, em pesquisa de campo, em 30 março de 2011, com o objetivo de coletar dados que sirvam a traçar estratégia para realizar a educação financeira, propiciando o planejamento financeiro da cooperativa, verificaram-se os seguintes dados:

 
Se a gestão dos fluxos monetários derivados da atividade operacional da empresa, em termos de suas respectivas ocorrências no tempo, objetiva o equilíbrio entre a “rentabilidade” (maximização dos retornos dos proprietários) e a “liquidez” (que se refere à capacidade de a empresa honrar seus compromissos nos prazos contratados) (GITMAN, 1978), aqui se verifica a necessidade da gestão financeira em busca do equilíbrio entre gerar lucro e manter caixa. Percebe-se que, para que a COOPERTTRANSP gere ativo circulante, existe a necessidade inicial de captação de novos associados, já que os ativos que movimentam a cooperativa estão nas mensalidades recebidas e na integralização de sócios. Dentro deste contexto, deve-se fornecer atrativos a estes novos associados como benefícios e a implantação de programa de Controle do Sistema Financeiro como forma de facilitar, agilizar e melhorar a gestão financeira da COOPERTTRANSP.
 Recursos Financeiros
A gestão financeira deve procurar a melhor maneira de obter recursos e aplicá-los GITMAN, (1997). Conhecer as movimentações da empresa torna-se importante, dentre elas o prazo médio de recebimento, que é o tempo entre um recebimento, o prazo e a efetivação do pagamento com a entrada da receita no caixa.
As obrigações são as dívidas com outras pessoas. Em contabilidade, tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, isto é, compromissos que serão reclamados, exigidos, como pagamento na data do vencimento.
Nesses aspectos, a projeção dos recursos financeiros analisados para a execução do estudo de caso está identificada nas TAB. 2. 3 e 4, imediatamente abaixo.
 
Apresentação, Discriminação e Análises dos Dados Anteriores
O Balanço Patrimonial da Cooperativa COOPERTTRANSP de 2010 foi referente a cinco (5) meses de trabalho, já que a fundação da cooperativa deu-se no mês de Julho de 2010. Os dados detalhados de movimentação de caixa deste período não foram informados. Entretanto, como se trata de uma entidade fundada por grupos de profissionais de uma mesma área que prestam serviço para empresas estes integrantes são sócios e pagam valores iguais de mensalidades, tendo o mesmo poder de voto, conforme Lei 6.404 de 1976 do Cooperativismo Brasileiro.
Nesse sentido, o posicionamento da cooperativa se fortalece, na medida em que são adicionados mais sócios, ou seja, associados/cooperados e cresce, também, a prestação de serviço a cada dia. Assim, movimenta-se o capital de giro, foco de todos os empreendimentos e importante mola propulsora da economia.
Dessa forma, os dados apresentados requerem a adoção de ferramentas que apontem aspectos de melhoria e promovam a adoção de ações corretivas, para que se possam adequar à necessidade de todos os associados/cooperados, no sentido de captação de novos associados. Portanto, sugere-se um planejamento de marketing para divulgação e capitação, já que o capital de giro exige maior atenção e constitui a parte do capital utilizado para o financiamento dos ativos circulantes, garantindor uma margem de segurança no financiamento da atividade operacional da COOPERTTRANSP.
Diante dos dados e conceitos expostos, tornou-se possível o entendimento e as análises acima, assim como do Balanço Patrimonial, e demais documentos referentes a movimentos de caixa, disponibilizados pela COOPERTTRANSP, o que corrobora as proposições de melhorias que se resumem a seguir.
PROPOSIÇÕES MELHORIAS
Diante das análises realizadas e com o intuito de melhorar a movimentação financeira constatam-se necessidades e propõem-se as seguintes melhorias, no que se referem ao  ambiente externo e interno:
·         Captação de novos associados/cooperados.
o   Utilização dos benefícios que já possui e acréscimo de outros já sugeridos como atrativo à captação de novos associados.
o   Oferecimento de benefícios com parcerias: convênios com farmácias, pacotes de lazer, pagamento em longo prazo, e outros atrativos aos novos associados.
·         Implantação de programa de Controle do Sistema Financeiro como forma de facilitar, agilizar e melhorar a gestão financeira da COOPERTTRANSP.
·         Aperfeiçoamento de convênios com postos de gasolina que ofereçam descontos ou possibilidade de pagamento, em longo prazo, no valor do abastecimento do veículo.
·         Melhoria dos ativos circulantes, ou seja, do dinheiro captado do período para cumprimento das obrigações da cooperativa com os seus passivos, tornando possível uma gestão equilibrada.
·         Divulgação da cooperativa junto ao mercado, fidelizando e captando novos cooperados.
o   Divulgação da COOPERTTRANSP por meio de fixação de cartazes e distribuição de panfletos, da montagem e divulgação de um blog da empresa, bem como da utilização de e-mail como mala direta, para atingir futuros cooperados.
o   Confecção da arte referente à mala-direta, para ampliação da divulgação da cooperativa, junto ao mercado de transporte.
·         Aumento do valor das mensalidades que não supere valor cobrado pelos concorrentes, sendo a COOPERTTRANSP um novo entrante no mercado de transporte de passageiros e turísticos.
Fazendo seu planejamento e controle financeiro, dentro das sugestões, acredita-se que a cooperativa terá maior movimentação de ativos, mantendo, assim, o orçamento com condições de assumir todos os passivos circulantes. Nesse sentido, as informações ou dados disponíveis ganharão em precisão e, sendo mais precisos, serão mais oportunos, auxiliando na tomada de decisão, com maior grau de segurança e, portanto, auxiliando o aumento da eficácia gerencial e contribuindo, efetivamente, para a devida estruturação financeira e o crescimento da COOPERTTRANSP.


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O EXPOUNA é o maior evento acadêmico de produção de conhecimento, novas tecnologias e geração de oportunidades de Minas Gerais.
Visa valorizar novos talentos para o mercado de trabalho e este Blog acadêmico é só uma prévia de uma das equipes que irão se apresentar no ExpoMinas, durante o evento ExpoUna, entre os dias 15 e 17 de junho de 2011.
A programação cultoral e social é diversificada e a entrada será franca.


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